quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sinceridade


          No Dicionário Aurélio a palavra sincero se encaixa no seguinte significado: 1. Que expressa sem intenção de enganar. 2. Verdadeiro, Autêntico.
          Muitas pessoas enchem a boca para vangloriar sua “legítima” sinceridade,  mas pouquíssimas agem de acordo com suas palavras, é o famoso hipócrita. Ser uma pessoa sincera, é bem mais do que falar o que pensa  na hora que bem entender. Ser sincero é saber a hora de mostrar sua verdade e de como falar, respeitando, é claro, os outros em volta.
         Sinceridade muitas vezes é confundida com grosseria ou egocentrismo, as pessoas usam sempre a verdade para agir no seu próprio favor, logo se cria a verdade torcida ou o orgulho. Ser sincero, é ver além do seu próprio lado, é olhar os dois ângulos da questão e entender que tudo nessa vida existe dois pontos de vista. Ser sincero, é admitir seus sentimentos, sem escondê-los, é  aceitar quando se gosta e respeitar quando não se gosta.  Ser sincero é  ter sua própria opinião, independente de qualquer outra contrária. Ser sincero é conseguir dirigir suas idéias sem manipulações.
         Por isso que sinceridade é tão complexa e quase invisível dentro das virtudes humanas. Por medo, não falamos o que sentimos ou que pensamos, por isso escondemos a nossa verdade. É difícil, mas é mais limpo a pessoa ser o que é, sem usar máscaras para agradar uma pequena sociedade que anda em um padrão unitário.
É enxergar além do que se vê, é   saber admitir que é um ser humano errante e, o mais digno de tudo, que se esforça para corrigir, é  se manter uniforme em qualquer grupo social, é saber mostrar seu ponto de vista sem ferir ninguém, e ter coragem para sustentar tamanha qualidade.

Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.

Um comentário:

Aspirantes a Poetas Urbanos disse...

empolgante o texto!!
adoraria compartilhar alguns dos meus..e que fizesse criticas a eles..visite esse blog assim que poder ..fico grato..abraços

aspirantesapoetasurbanos