terça-feira, 13 de julho de 2010

Diga-me o que tu ouves, que eu te direi quem és .


Na segunda feira quando comecei a pensar em temas para postar no blog pela semana, me veio à idéia de falar sobre música, porém decidi esperar um momento propício e “inspirador’ para falar sobre a tal. E nada melhor que hoje para falar sobre isso, o dia 13 de julho, onde é comemorado o DIA INTERNACIONAL DO ROCK, que vem sendo modificado e atualizado por 25 anos provocando grandes mudanças no meio juvenil. Caracterizado pelo seu estilo rebelde foi ganhando espaço e mostrando que além de sons instrumentais, tinha também uma refinada letra e foi nessa etapa inicial que o Rei do Rock Elvis Presley mostrou seu grande sucesso ao som rhythm & blues e o country music. Com os anos rebeldes, surge também outra sonoridade para o rock, que nas letras aguçadas de Bob Dylan, o novo estilo começa a tomar pose de contestações políticas, e nessa mesma época o estilo musical começa a se expandir com novas manifestações. Foi chegando junto com ele o momento de “Paz e amor” muito bem representado por Jimi Hendrix ,Janis Joplin, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors. E após passar por várias mudanças, os jovens encontram no Rock o heavy metal, caracterizado por uma batida mais forte e intensa, porém não deixando ir embora a mensagem rebelde que o estilo musical tinha a intenção de passar, Led Zeppelin que o diga. E nessa linha do tempo surgiu também a dance music, que se especifica pelo techno, house, trance, drum & bass, pois é, são essas músicas que se dançam em boates eltrônicas, acreditem ou não, iniciou com o rock, e foi lá que se iniciara também Elton John com seu refinado gosto musical, uma pitada dançante, e uma medida balanceada de agito e serenidade.Com suas misturas e gostos que agradavam todo tipo de juventude, saindo no forno na década de 80: MTV, que teve a intenção de mostrar o rock para todos, dando oportunidade para cantores que queriam mostrar seu gosto musical roqueiro, foi dessa pequena emissora que surgiu a banda que causa sucesso até hoje U2, que tinha o objetivo de mostrar suas letras de protesto e com um forte caráter político. E com o ritmo dançante deu a abertura para Madonna e Michael Jackson. A expansão desse ritmo que basicamente deu inicio a outros ritmos, foi chegado no Brasil em 60 o famoso Rock. Que todos que conhecem um pouco dele, sabem que deu origem a famosa Jovem Guarda, que foi liderada pelo Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, trazendo para os brasileiros, letras românticas e com um ritmo acelerado, fazendo os jovens da época querer dançar cada vez mais. Ao ir andando pela historia musical brasileira não poderia deixar de citar o grande Raul Seixas, que mostrou ser o mestre do Rock brasileiro colocando em suas letras uma espécie de código e sábias palavras de uma sociedade alternativa, onde alguns até hoje cantam sem compreender realmente o motivo das letras que de primeira vista se consideravam loucas e sem sentido. E para finalizar o século XX foi fechado com chave de outro com o nosso mestre Cazuza, que também ficou conhecido por ser boêmio, rebelde, e polêmico. Fez um grande diferencial no Brasil quando o país saia de um ciclo ditatorial e vivia agora em clima democrático e tudo que passava na mente de Cazuza sobre as quantas andam o país ele falava sem medidas em suas músicas.

Hoje no século XXI é difícil encontrar ícones da musicas como esses citados acima, o rock começou a tomar proporções não tão grandiosas assim e as novas bandas trazem em si algum sofrimento de amor não correspondido ou letras com vontades pré-adolescentes, é raro encontrar alguma banda criada nesse século que tem a intenção de chamar a atenção do país para a melhoria, as letras não são tão intensas assim e a sociedade em si começou a acostumar A ouvir tais surgimentos de “mini rock” e as letras que não surgiram do Rock e que não tem nenhuma letra que se possa fazer proveito acaba ganhando fama e sendo cantarolada na boca de todos. Um exemplo que fere o nível da musica é a uma das seguintes letras:

Eu sou linda, absoluta, eu sou Stefhany♫

Sou cachorrona mesmo e late que eu vou passar / agora eu to solteira e ninguém vai me segurar ♫

Te vejo na minha, vai ser só minha / falo tão sério, é serio vai ser só minha / aposto um beijo que você me quer ♫

São musicas assim que pessoas fazem de tudo para ouvir, fico a me perguntar onde se perdeu a juventude e como chegou a esse ponto desagradável, ver pessoas se acostumando e gostando de algo que dura apenas 6 meses e que não faz absolutamente história nenhuma.


E encerrando minhas palavras, faço um brinde não só ao Rock e sim a Boa música, Feliz Aniversário e que você consiga sobreviver no meio dessa grandiosa tempestade.


http://twitter.com/lariidiniz

19 comentários:

~Ana~ disse...

Belo blog, parabéns

Gisele Cunha disse...

Dia mundial do rock n'roll!
Viva as pessoas de bom gosto..

Raah disse...

Amei o blog!

Muito bom seu texto!

Francorebel disse...

Ouço de tudo, menos o que não consigo ouvir.

Valeu!

Raah disse...

Uhul1

Rock and roll!

Viva as pessoas de bom gosto..[2]

Bruna Novazzy disse...

Adorei seus textos parabens!

Camyli Alessandra disse...

organizado o seu blog
gostei do tema que vc abordou e o texto em si
versosembossa.blogspot.com

Loverocklive disse...

Long live rock and roll

Loverocklive disse...

o Rock and roll nunca pode parar

long live rock and roll.


http://www.loverocklive.com/

Pedro Christo disse...

Rock \m/!!!
Long Live To The Kings of Rock n Roll... heheu

Lincoln Speziali disse...

Mais um texto cheio de conteudo...A boa musica vai sobrepor esses ruidos, eu sei que vaii!

Máátheus Queiroz disse...

Muito bom de fato...

Se tiver tempo.... e ser der é claro.... Lê meu ultimo post no meu blog? chama "It's On - Camp Rock 2"

http://assunto-jovem.blogspot.com/

depois me fala oque achou pode ser?

Mais lê de verdade, eu não quero visitas, quero que as pessoas vejam meu trabalho.


boa semana =D

Verdelone disse...

Vida longa ao Rock and Roll...
Abçs
CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

Luiz Brisa disse...

gostei do blog
seguindo
belo post

http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

Lucas disse...

Ótimo blog, e excelente opinião nesse post. Falou tudo :]

Vou te seguir, se possivel, veja meu blog também, pois ele segue uma linha parecida com o seu. Valeu ^^
http://grilosapiens.blogspot.com/

Karla Hack disse...

Sinto falata de boa música também... Nãoa apenas de um bom rock... mas de um bom blues, uma mpb criativa, etc...
Adorei os nomes citados em seu post...
amo Elvis, mais ainda Dylan!
;D

http://filosofandoonline.blogspot.com/ disse...

É isso ai, música é tudo.

No dia do rock eu não ouvi música; escutei uma ópera, um samba, etc.

Samuel.

Deniere disse...

Amém!

Que a boa música sempre prevaleça nesse mundo. ?Mesmo com o descaso excessivo das pessoas, a ignorancia e a estupidez humana!

A música ainda será a salvação! ;)

-
http://deniererocha.blogspot.com/
-

ThatyAlmeida disse...

Sabe, gostei do seu post.. não curto muito rock mas eu até ouço pois música boa é algo admirável, e em relação aos jovens a palavra certa nao é um ponto desagradável e sim DEGRADADO.
Um beijo querida!